Featured

Festa comício "O Algarve na Festa!"

o_algarve_na_festa4

No passado sábado em Faro, no Largo do mercado, cerca de duas centenas de militantes e amigos do Partido juntaram-se numa festa comício de divulgação da Festa do Avante! Que contou com a presença do camarada José Casanova membro do comité central do PCP e director do jornal Avante!

 


 

As apresentações couberam à camarada Catarina da Comissão Concelhia de Faro, a qual com a sua alegria e juventude saudou a presença de todos e apelou à compra da EP para a Festa do avante!

Os momentos musicais contaram com a banda Smente, uma banda composta por jovens camaradas e amigos do partido residentes no concelho de Faro e José Afonso que encantou com o cante alentejano.

As intervenções foram da responsabilidade do camarada Mendonça do secretariado da comissão concelhia de Faro que começou por saudar a presença de todos e lembrar que a Festa do Avante! Já está em construção. Apelou à ampla divulgação da Festa e saudou a dedicação e esforço dos seus obreiros.

Falando da situação social e politica no concelho de Faro apontou o definhamento das micro e pequenas empresas, altamente prejudicadas com todas as imposições do governo PSD/CDS, e salientou o brutal prejuízo provocado pela imposição de portagens na Via do Infante, mas também com os regulamentos produzidos pelo executivo camarário de Macário Correia nomeadamente para os milhares de lugares de estacionamento agora pagos na cidade, que para alem de prejudicarem o pequeno comercio no centro da cidade é altamente penalizador para todos aqueles que tendo de se deslocar para os seus locais de trabalho em viatura própria por não haver alternativas dignas e fiáveis nos meios de transporte colectivos vêm assim acrescida mais uma factura de cerca de 150 euros nas suas já brutais contas mensais.

 

Apelou ao persistente combate a estas medidas de direita salientando a existência de uma alternativa, uma politica patriótica e de esquerda para o nosso país e para o nosso povo!

 

José Casanova director do jornal avante! Na sua intervenção começou por salientar a importância de iniciativas como esta de divulgação e promoção da Festa do Avante.

 

Salientou que a construção da festa é mais um exemplo do que distingue o PCP de todos os outros partidos, que todo o trabalho do colectivo militante, de preparação, construção, divulgação e execução da festa demonstra essa diferença.

Lembrou que todo este trabalho está inserido numa vasta lista de tarefas, todas elas prioritárias e a acontecerem numa altura em que as politicas actuais, e principalmente de há um ano para cá, com a troika nacional (PS/PSD/CDS) e a troika estrangeira (FMI/UE/BCE) a assinarem um pacto de agressão contra o país e o povo, provocando uma recessão económica brutal, um aumento do custo de vida, desemprego, baixos salários, cortes nas pensões e subsídios de natal e de férias, provocando a curto prazo um aumento para 50% da portugueses pobres, um brutal ataque aos serviços públicos nomeadamente ao Serviço Nacional de Saúde, à escola publica, CTT etc e mais recentemente um ataque ao direito do trabalho através das alterações ao Código do Trabalho imposto pelo actual governo PSD/CDS, com a conivência do PS e aplaudido pelo Presidente da República, alterações estas que remontam ao que aconteceu no governo de Salazar com o Estatuto Trabalho Nacional do em 1933 inspirado no fascismo Italiano.

Lembrou que todo este ataque aos direitos do povo português começou em 1976 com o governo de Mário Soares e tem tido um agravamento a cada governo que surge.

Mas também salientou todas as lutas realizadas neste último ano, desenvolvidas pelo povo, nomeadamente com as Greves Gerais mas também todas as lutas desenvolvidas pelos trabalhadores nos seus locais de trabalho.

Apelou à necessidade de se trazer mais gente à luta e lembrou o papel fundamental do PCP que tem estado sempre na vanguarda da luta ao lado dos trabalhadores e do povo português. É necessário fortalecer o PCP e organizar mais células nos locais de trabalho, para dar continuidade à luta, que ao contrario dos anos anteriores este ano se mantém viva na época de verão, e da qual a Festa do Avante será também ela um espelho dessa luta do povo português.

Derrotar a politica de direita praticada por estes governos que só serve os objectivos de uma minoria dos portugueses, o grande capital, e lutar por uma politica patriótica e de esquerda que sirva a maioria do povo português que sofre todos os dias é o principal objectivo do PCP.

A construção e realização da Festa do Avante!, o desenvolvimento das lutas das populações e dos trabalhadores portugueses e a construção do XIX congresso do PCP a realizar-se nos dias 30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro, são algumas das tarefas de todo este "magnifico colectivo partidário" como designou Álvaro Cunhal, dirigente comunista que será lembrado durante o próximo ano, nas comemorações do centenário do seu nascimento.

 

Para terminar Casanova descreveu a Festa do Avante como sendo uma cópia reduzida do nosso projecto de sociedade, a festa do ideal comunista, "o espelho do nosso partido" onde se vive durante 3 dias um ambiente de fraternidade, amizade, solidariedade, companheirismo, tolerância e paz.


Isto diferencia o PCP de todos os outros partidos!