Featured

Mario Nunes 270517 Apres

 

CDU apresentou Candidatos em Alcoutim

A CDU procedeu à apresentação pública dos seus primeiros candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal no dia 27 de Maio, pelas 11 horas, na Praça da República em Alcoutim.

A apresentação pública foi dirigida por Augusto Lourido, e encerrou com uma intervenção de Paulo Sá (em anexo), deputado do PCP na Assembleia da República.

Intervenção de Mário Nunes

Será uma enorme honra e privilégio poder servir o projecto político da CDU para Alcoutim, que o mesmo é dizer: SERVIR ESTE CONCELHO E SUAS GENTES.

Há 3 dias, junto com outros camaradas da CDU, percorremos uma parte do concelho, para anunciarmos a nossa candidatura e ouvimos demasiadas lamentações de desânimo em relação ao futuro do concelho e um sentimento de desencanto nos políticos, sentimento este que não queremos venha a acontecer em relação à CDU.

Nós temos projectos inclusivos e dinamizadores para o desenvolvimento económico de Alcoutim e a nossa preocupação é servir as populações e que elas recuperem a esperança num futuro melhor para si, seus filhos e netos.

Os jovens são o futuro deste concelho e, como tal, chegou a hora do poder Autárquico fazer uma forte aposta nas suas potencialidades criativas e de trabalho colocando ao seu dispor as ferramentas que lhes permitam obter os resultados que anseiam e nesse pressuposto devem ser criadas as melhores condições para eles investirem, trabalharem e se fixarem, vivendo junto de suas famílias e amigos.

A CDU Alcoutim irá empenhar-se para, em conjunto com todos aqueles que queiram igualmente servir Alcoutim e suas gentes, criarmos as melhores condições para os investidores investirem no concelho e, simultaneamente, preservarem as nossas riquezas naturais.

Se os Alcoutenejos me derem o seu voto de confiança, da mesma forma que me empenhei para divulgar e promover o figo-da-índia, também o farei, em relação às outras riquezas que possuímos, designadamente a caça cinegética, o medronho, a amêndoa, a alfarroba, os produtos hortofrutícolas, a pecuária, o artesanato, entre outras.

Também o nosso rio Guadiana, suas riquezas em peixe e desportos náuticos, o nosso Património arqueológico, a cultura, o Turísmo de Natureza, hão-de merecer da minha parte uma profunda preocupação, tanto nas suas identidades, como na preservação, promoção e valorização desses importantes recursos.

Este concelho tem tantas ou mais potencialidades económicas que outros concelhos desenvolvidos de Portugal e isso deve servir-nos como uma bússola, fazendo com que seja possível contrariarmos o processo de desertificação em curso e acreditarmos na construção de um futuro melhor, para todos.

Vivam os Alcoutenejos !

Viva a CDU!

 

Intervenção de Luísa Barros

Luisa BarrosÉ com um enorme orgulho, é uma honra, apresentar-me perante vós, aceitando o desafio de me candidatar à Assembleia Municipal da minha terra, integrada nas listas da CDU.

Sou Alcouteneja de nascimento, filha e neta de Alcoutenejos pelo lado da mãe. Pai nortenho, que se apaixonou por uma algarvia, enquanto jovem guarda-fiscal nas margens do Guadiana.

Tendo feito a minha vida profissional em Almada, sempre acompanhei com interesse de filha da terra a vida do meu monte, Tacões, e do meu Concelho de Alcoutim.

Agora, aposentada, divido a minha vida entre Almada e o meu monte.

Sempre fui uma pessoa atenta à coisa pública, intervindo política e socialmente na vida da cidade onde vivi, Almada, onde fui professora do ensino secundário, presidente do conselho diretivo e diretora da escola, orientadora pedagógica e membro da sua Assembleia Municipal, onde fui 1ª Secretária.

Conheço o Concelho, tenho a experiência no exercício das funções de Deputada Municipal, e tenho uma imensa vontade de contribuir para o desenvolvimento do Concelho de Alcoutim. Sei que não sei tudo, mas estou integrada nas listas da CDU, sabemos ouvir quem sente os problemas na pele, sabemos construir pontes, somos determinados na defesa daquilo em que acreditamos.

Para que este Concelho se afirme num Algarve que não é só litoral, é preciso não nos conformarmos, é preciso cortar a pescadinha de rabo na boca que há muitos anos mina o desenvolvimento deste Concelho, porque há poucos habitantes os dinheiros da Europa não chegam cá, como não há dinheiro, não é possível dar condições básicas de vida na maioria dos montes e, nestes condições muito dificilmente as famílias se fixam aqui.

É preciso definir prioridades de curto e médio prazo, a nível de desenvolvimento local: a ponte de ligação de Alcoutim a San Lúcar, novas linhas para o desenvolvimento agrícola e de produção animal, do turismo rural, reforço do parque industrial, e do aproveitamento integral do Guadiana. Naturalmente que o desenvolvimento local tem de acontecer de forma interligada e sustentada e a par da inovação, respeitar a cultura local.

É imprescindível explorar as possibilidades dos programas de financiamento europeu quer para ser usado pelas Instituições quer para apoiar todos aqueles que não concorrem a esses financiamentos por desconhecimento ou dificuldades outras.

É preciso travar a fuga de jovens à procura de melhores condições de vida e proporcionar a fixação de novos habitantes, com programas de descriminação positiva e motivadores.

Os nossos menos jovens, os nossos idosos residentes têm o direito inalienável a condições de vida dignas do nosso tempo.

Conhecendo a realidade, sabemos que encontrar soluções para a melhoria das resposta na educação, dos transportes, do acesso aos cuidados de saúde exige muito trabalho, criatividade e capacidade de negociação com as entidades competentes.

É com eleitos da CDU na Câmara e na Assembleia que vamos dar passos decisivos no sentido do desenvolvimento sustentado da nossa Terra.

Tenho a firme convicção de que a capacidade de trabalho, o conhecimento dos problemas, as ideias para a sua resolução, o estudo permanente, a capacidade de trabalhar coletivamente dos candidatos da CDU, tornam-nos imprescindíveis nos órgãos autárquicos a eleger a 1 de Outubro.

Vivam as gentes do Concelho de Alcoutim!

Viva a CDU!

Intervenção de Paulo Sá (exertos)

PS AlcoutimCaros camaradas e amigos,

Apresentamos hoje os primeiros candidatos da CDU à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Alcoutim, Mário Nunes e Luísa Barros. Candidatos que dão rosto a um projeto coletivo que, com a participação, o trabalho e a contribuição de muitos outros camaradas e amigos, dos trabalhadores e da população em geral, inscreve como objetivo prosseguir a afirmação da CDU neste concelho.

Este é um objetivo que sustenta a sua credibilidade na nossa intervenção no concelho de Alcoutim e no trabalho realizado em prol da resolução dos problemas que afetam os alcoutenejos que é reconhecido até pelos nossos adversários políticos.

Nas últimas eleições autárquicas a CDU não conseguiu eleger os seus candidatos para a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Alcoutim. Mas isso não significou que tenhamos esquecido este concelho e as suas gentes. Pelo contrário! Desenvolvemos um intenso trabalho de levantamento e denúncia dos problemas, exigimos soluções, fomos uma voz ativa e empenhada na defesa da melhoria da vida das populações.

Realizámos múltiplas visitas e reuniões de trabalho. Visitámos o Centro de Saúde de Alcoutim e a Extensão de Saúde de Martim Longo, a Segurança Social e a Repartição de Finanças, visitámos a Cooperativa Agrícola de Rega do Pessegueiro, a Barragem e o Campo Experimental de Figo-da-índia do Pessegueiro. Reunimos com os Sapadores Florestais de Alcoutim, com a Cooperativa Agrícola de Rega do Pessegueiro, com a Associação de Produtores de Figo-da-índia e com a Cooperativa de Regantes de Pão Duro na freguesia de Vaqueiros.

Exigimos ao Governo a reabertura da extensão de saúde de Vaqueiros, encerrada pelo anterior Governo PSD/CDS. Lutámos por esse objetivo! E se agora a reabertura desta extensão de saúde é equacionada isso deve-se, também, à intervenção da CDU em defesa do direito das populações a cuidados de saúde de proximidade.

Levámos à Assembleia da República a exigência da conclusão do IC 27 entre Alcoutim a Beja, assim como a questão da plena utilização dos aproveitamentos hidroagrícolas do concelho de Alcoutim.

Apresentámos na Assembleia da República um projeto de resolução recomendando ao Governo a construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar. Fomos a única força política a faze-lo! Esta obra, a ser concretizada, teria um impacto importantíssimo na dinamização da economia local e na fixação da sua população. O nosso projeto de resolução foi chumbado, mas não nos resignamos, pelo que continuamos a insistir na necessidade de construção da ponte.

Apresentámos também um outro projeto de resolução sobre a cultura da figueira-da-índia, a qual pode dar um contributo relevantíssimo para a dinamização da economia do concelho de Alcoutim e permitir aos proprietários de terras incultas ou subaproveitadas obter um rendimento significativo e sustentável. Este projeto foi chumbado pelo PSD e CDS. Mas, mais uma vez, não nos resignámos e, depois da derrota destes dois partidos nas eleições de outubro de 2015, voltámos à carga e conseguimos a aprovação deste projeto, cuja concretização contribuirá, sem dúvida, para combater a desertificação e o despovoamento que aflige o concelho de Alcoutim.

Estamos certos que os alcoutenejos não deixarão de reconhecer o trabalho realizado pela CDU em prol do desenvolvimento deste concelho e da melhoria das condições de vida das populações e que, nas eleições do próximo dia 1 de outubro, confiarão o seu voto à CDU, possibilitando que o nosso trabalho possa continuar e ser ampliado.

Estamos preparados para assumir todas as responsabilidades que o povo de Alcoutim nos queira atribuir. Com Mário Nunes, Luísa Barros e a restante equipa da CDU os alcoutenejos têm a garantia que o seu voto na CDU nas eleições de 1 de outubro será transformado em intervenção e luta em defesa do concelho e das suas populações. Mas têm também a garantia que contarão com CDU, no plano nacional, para lutar pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, para defender os serviços públicos e o direito à saúde, à educação, à proteção social e à cultura, para lutar por um projeto soberano de desenvolvimento económico e progresso social.

Caros camaradas e amigos,

A CDU é um espaço de democracia, onde cabem todos os que aspiram e exigem uma real mudança de políticas, todos os que se identificam com a causa pública e se colocam ao serviço dos interesses dos trabalhadores, das populações e do povo português.

Partimos para a batalha das eleições autárquicas com muita confiança, mas também conscientes do imenso trabalho que temos pela frente. De esclarecimento das nossas propostas. De mobilização para o voto na CDU. Trazendo para o nosso lado aqueles que nunca votaram em nós. Esta é uma tarefa exigente, que requer de cada um de nós, de todos nós, um grande empenho e dedicação.

Partimos para a batalha das eleições autárquicas com muita confiança, convictos que os alcoutenejos reconhecerão que o voto na CDU é um voto que faz a diferença; convictos que os alcoutenejos reconhecerão que é na CDU que reside a esperança de um futuro melhor.

Viva a CDU!