Featured
PCP_AR

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Grupo Parlamentar


Comunicado de imprensa:

 

O Governo anunciou a sua intenção de encerrar diversas pousadas de juventude por todo o País e, em particular, no Algarve (Alcoutim e Aljezur), aplicando o layoff aos trabalhadores.

 

O PCP considera que esta intenção do Governo se reveste da maior gravidade para os direitos da juventude, designadamente o direito ao lazer e à mobilidade, representando também uma política de promoção do desemprego, desinvestimento público, destruição de serviços públicos e de aprofundamento da desertificação das regiões do interior do País.


Representa ainda um profundo desrespeito pelos direitos dos trabalhadores das pousadas de juventude.


 Assim, o Grupo Parlamentar do PCP exigiu ao Governo a suspensão imediata do processo de encerramento das pousadas de juventude e a salvaguarda dos postos de trabalho, questionando o Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares (pergunta em anexo), sobre o fundamento legal para a aplicação do lay-off aos trabalhadores das pousadas da juventude e sobre as medidas urgentes necessárias à viabilização da Movijovem (cooperativa com capital maioritariamente público, detido em 80% pelo Instituto Português do Desporto e Juventude).

 

 2 de Janeiro de 2013

 

Para aceder à pergunta ao Governo: 

802/XII/2ª, “Encerramento das Pousadas da Juventude de Abrantes, Alijó, Braga, Foz do Cávado, Navio Gil Eanes, Ovar, Ponte de Lima, S. Martinho do Porto, S. Pedro do Sul, Alcoutim, Aljezur, Almograve, Alvados, Espinho, Lousã, Melgaço”, 21-12-2012