Featured

PCP_AR

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Grupo Parlamentar


Incêndio florestal nos concelhos de Tavira e S. Brás de Alportel

Visita de delegação do PCP e audições parlamentares

 

Comunicado de imprensa:

 

No passado mês de julho, verificou-se nos concelhos de Tavira e S. Brás de Alportel um violento incêndio florestal – o segundo maior em Portugal desde que há registos –, destruindo milhares de hectares de floresta e provocando a destruição de muitas casas de habitação e instalações agrícolas.

 

A Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República aprovou um requerimento do Grupo Parlamentar do PCP para a realização de um conjunto de audições, sobre o incêndio florestal de Tavira/S. Brás de Alportel, ao Ministro da Administração Interna, ao Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, ao Secretário de Estado da Segurança Social, ao Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, e aos Presidentes das Câmaras Municipais de Tavira e de S. Brás de Alportel.

 

 

 

Estas audições parlamentares têm como objetivo uma adequada e integral avaliação do incêndio florestal de Tavira/S. Brás de Alportel em todas as suas vertentes, incluindo a análise do dispositivo de intervenção do combate do incêndio, das questões da prevenção estrutural e dos apoios e medidas já tomadas para remediar e atenuar prejuízos e problemas decorrentes do incêndio.

 

Inserindo-se na preparação das referidas audições parlamentares, ontem, dia 24 de setembro, uma delegação do PCP, integrando o deputado eleito pelo Algarve, Paulo Sá, e membros da Direção da Organização Regional do Algarve do PCP e das Comissões Concelhias de Tavira e de S. Brás de Alportel, deslocou-se aos concelhos de Tavira e de S. Brás de Alportel, tendo reunido com os Bombeiros Municipais de Tavira, a Junta de Freguesia de Cachopo e a Associação de Agricultores de S. Brás de Alportel, além de contactar com as populações afetadas pelo incêndio florestal.

 

Nesta visita foi possível constatar que as promessas de apoio às populações e às zonas afetadas pelo incêndio florestal de Tavira/S. Brás de Alportel tardam em ser cumpridas, em particular, no que diz respeito a apoios financeiros para quem perdeu os seus rendimentos e para a reconstrução de habitações. Estes apoios, além de tardios, são ainda manifestamente insuficientes tendo em conta a dimensão da tragédia. O PCP continuará a exigir ao Governo a concretização dos necessários apoios às populações e zonas afetadas pelo incêndio florestal.

 

 

 

25 de setembro de 2012